sábado, 21 de novembro de 2015

Introdução - Aulas de Matemática

Grande parte da população de hoje ainda tem uma grande dificuldade em entender e aprender a tão temida matemática, e a para explicar esse pequeno problema, alguns dizem que o fato de não gostarem da matéria é porque quando estão em sala de aula não tiram todas as dúvidas, talvez pelo fato do professor não explicar de forma tão clara, por vergonha ou medo, assim o conteúdo vai se acumulando e complicado cada vez mais.

Temos como estatística que hoje nas escolas a matéria que mais reprova os alunos é a matemática e isso acaba deixando a impressão de que é uma matéria difícil, complicada e chata, porém a matemática se tornaria muito mais produtiva se todas as pessoas entendessem com utilizar os conceitos matemáticos básicos.

Mas como seria melhor se houvesse uma maior participação dos alunos com os professores, para que assim eles (alunos) pudessem evoluir não só na matemática, mas em várias outras disciplinas que ainda existirem dificuldades. Se pararmos para observar atentamente há vários conceitos e teorias matemáticas que "sabemos calcular", mas não entendemos como elas funcionam no nosso dia-a-dia, por isso que ela tem que ser ensinada de maneira simples, clara e objetiva, pois quando sabemos utilizá -la de maneira certa podemos aplicá-la em qualquer lugar.

As aulas de matemática do curso de pedagogia trouxeram a todos uma maneira mais fácil para dar a criança todo o suporte teórico para que ela venha desenvolver sua capacidade de raciocinar trabalhando com cada dificuldade que ela venha ter durante a aula deixando as aulas cada vez mais prazerosas.

Jogos com Materiais Reciclávies

No decorrer das aulas de matemática aprendemos a produzir jogos de matemática com objetos recicláveis. Produzimos em sala um joguinho com copinhos de iogurte, tampas de garrafas e palito de picolé foi uma aula muito produtiva para nosso grupo.








Material Dourado

Material Dourado é um dos materiais idealizados pela médica e educadora Maria Montessori. Ele tem como foco o trabalho com a matemática. Apesar de ter sido elaborado para o trabalho com aritmética, seguiu os mesmos princípios montessorianos sobre a educação sensorial.

Material Dourado vem do original "Material de Contas Douradas", como era conhecido inicialmente, pois sua forma permitia que fosse produzido às dezenas e centenas. Porém, foram encontrados problemas ao tentar produzir-se números decimais com ele. Sendo assim Lubienska de Lenval, uma das seguidoras de Maria Montessori, fez uma modificação do material original, construindo em madeira na forma que encontramos atualmente.

O material dourado e constituído por várias peças: o cubinho que representa uma unidade, a barrinha que representa uma dezena e a placa que representa uma centena e um cubo que representa mil unidades de milhar. 





Ábaco

O ábaco é um instrumento bem sucedido que, segundo os estudiosos, foi uma invenção dos chineses para facilitar os cálculos, pois com o passar do tempo foi surgindo a necessidade de fazer “contas” cada vez mais complexas, assim inventaram o ÁBACO
É formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente. Esse instrumento e muito importante, pois trabalha várias operações através desse instrumento facilitam o aprendizado e ensinar a criança.




Aula de Quadro Valor de Lugar (Q.V.L)

Trabalhamos com o Q.V.L (Quadro Valor de Lugar). O Q.V.L é um instrumento de aprendizagem em matemática, geralmente usado nos anos inicias do ensino fundamental. Auxilia na introdução dos conceitos de unidade, dezenas e centenas e no processo de contagem, formação dos números e operações matemáticas. Esse material e usado pelo professor no 1° ao 3° ano do fundamental tornado esse método de ensino divertido, educativo e prático que facilita o aprendizado fazendo com que o aluno memorize e aprenda brincando.